Quem Somos


Sobre

Este site objetiva divulgar crônicas, músicas, textos e poesias escritas por itiubenses. Objetiva também preservar fotos, documentos históricos, entrevistas e depoimentos relacionados à fundação, emancipação e desenvolvimento do município de Itiúba.

As crônicas que compõem este site começaram a ser escritas e divulgadas pela internet em 2003, graças à iniciativa esforço de Fernando Pinto de Carvalho.

As estórias e casos narrados aconteceram entre os anos de 1950 e 1965. São registros de acontecimentos simples até demais, mas que ficaram na lembrança dos autores para sempre.

As crônicas falam de pessoas que, sem saber, divertiam-se, alegravam-se e ensinavam a viver. Os textos lembram lugares onde a meninada corria livremente, brincava, nadava sorria e chorava. Lembra também os namoros de juventude e tradições festivas da cidade como o carnaval, Semana Santa e a festa da padroeira.

Naquela época Itiúba era muito pequena. Só havia energia elétrica das 18h às 22h fornecida por um motor diesel Caterpillar que volta e meia pifava deixando a cidade na escuridão. Distante 387 km da capital do estado e cercada de serras por todos os lados, não era possível sintonizar TV. Sinais de emissoras de rádio chegavam fracos e cheios de interferências em ondas curtas durante o dia e ondas médias à noite. O único transporte regular para Salvador, a capital da Bahia, era um trem de passageiros, duas vezes por semana que fazia o percurso em cerca de 12 horas.

A estórias e casos registram o lado bem humorado de fatos e pessoas que viveram em Itiúba nas décadas e 50, 60 e 70. Após a publicação na internet das primeiras crônicas escritas por Fernando Carvalho e irmãos, constatou-se um grande interesse por parte de filhos de Itiúba, principalmente aqueles que viviam em outras cidades, alguns oferecendo-se para integrar o elenco de autores.

A maioria dos itiubenses, crianças e adolescentes dessa época deixaram a bem-amada terra natal para estudar ou trabalhar em Salvador e outras cidade desse imenso Brasil e, por motivos diversos não retornaram, mas a lembrança daqueles bons tempos permaneceram vivas em cada um como ficou demonstrado pelo interesse que o site original publicado em 2003 despertou.

Qualquer pessoa citada no site, por si ou por seus descendentes e familiares, poderá solicitar a exclusão parcial ou total de referências envolvendo seu nome que será prontamente atendida, sem discussão ou argumentação.