ÍNDICES
-AÇUDES, RIOS, RIACHOS, TANQUES E CACIMBAS
-ADMINISTRAÇÃO E AUTORIDADES MUNICIPAIS
-APARELHOS, INSTRUMENTOS E UTENSÍLIOS
-BAIRROS, RUAS, PRAÇAS E LADEIREAS
-CASARÕES E PRÉDIOS HISTÓRICOS
-CIRCOS E PARQUES DE DIVERSÕES
-CLUBES, BANDAS E FILARMÔNICAS
-CRENÇAS, RELIGIÕES E SUPERTIÇÕES
-ESTABELECIMENTOS E EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS
-ESTRADA DE FERRO, ESTAÇÃO, TRENS
-FENÔMENOS E CATÁSTROFES NATURAIS
-ORIGENS, HISTÓRIA E PROGRESSO
-PERSONAGENS POPULARES E COMUNS
Blog
Trem a Lenha
VEÍCULOS E TRANSPORTES
Autor: Hugo Pinto de Carvalho
Até a década de 1940, todos os trens da Rede Ferroviária Federal que passavam por Itiúba eram com as antiquadas e fumacentas locomotivas de caldeira à lenha, e a partir da década seguinte ainda com as mesmas locomotivas de caldeira, mas modificadas, queimando óleo cru no lugar de lenha. Somente a partir da década de 1970 é que começaram a rodar as modernas locomotivas com motor de combustão a diesel, porém, num verdadeiro paradoxo, foram desativados os úteis e bonitos trens de passageiros, ficando somente os de cargas. Isto é, o progresso chegou por uma porta e saiu pela janela.
Navegação
IR PARA O ÍNDICE DAS CRÔNICAS VEÍCULOS E TRANSPORTES
Comentários
(0) Comentários...