ÍNDICES
-AÇUDES, RIOS, RIACHOS, TANQUES E CACIMBAS
-ADMINISTRAÇÃO E AUTORIDADES MUNICIPAIS
-APARELHOS, INSTRUMENTOS E UTENSÍLIOS
-BAIRROS, RUAS, PRAÇAS E LADEIREAS
-CASARÕES E PRÉDIOS HISTÓRICOS
-CIRCOS E PARQUES DE DIVERSÕES
-CLUBES, BANDAS E FILARMÔNICAS
-CRENÇAS, RELIGIÕES E SUPERTIÇÕES
-ESTABELECIMENTOS E EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS
-ESTRADA DE FERRO, ESTAÇÃO, TRENS
-FENÔMENOS E CATÁSTROFES NATURAIS
-ORIGENS, HISTÓRIA E PROGRESSO
-PERSONAGENS POPULARES E COMUNS
Blog
O Comboio Desgarrado
VEÍCULOS E TRANSPORTES
Autor: Hugo Pinto de Carvalho
Até a década de 1960 era intensa a movimentação de trens de cargas e de passageiros pela cidade e, consequentemente, sempre ocorriam avarias e descarrilhamentos, porém, nunca foi registrado nenhum acidente grave em Itiúba. Um caso, porém, que chamou muito a atenção de todos, ocorreu no ano de 1957, quando um pesado trem carregado de pedras e brita desprendeu-se, ou desengatou, como diziam, da locomotiva quando subia a íngreme ladeira da Laje Preta que contorna a Serra de Itiúba, e desceu desgarrado, em alta velocidade, passando, sem controle, pela cidade, deixando a velha Maria Fumaça sozinha. A incrível velocidade das rodas de ferro em atrito com os trilhos, provocando faíscas de fogo, e o ensurdecedor barulho causado pelos vagões chegaram a causar pânico à população, principalmente porque a estrada de ferro passa exatamente pelo centro da cidade. Todos que viram esta desenfreada e perigosa corrida, eu inclusive, já esperavam que, adiante, os vagões tombariam provocando um inédito desastre, porém, milagrosamente, o pior não aconteceu graças a reversão de velocidade provocada quando o desgarrado comboio alcançou outra grande ladeira nas proximidades da bacia do Açude do Jenipapo, onde finalmente parou.
Navegação
IR PARA O ÍNDICE DAS CRÔNICAS VEÍCULOS E TRANSPORTES
Comentários
(0) Comentários...