ÍNDICES
-AÇUDES, RIOS, RIACHOS, TANQUES E CACIMBAS
-ADMINISTRAÇÃO E AUTORIDADES MUNICIPAIS
-APARELHOS, INSTRUMENTOS E UTENSÍLIOS
-BAIRROS, RUAS, PRAÇAS E LADEIREAS
-CASARÕES E PRÉDIOS HISTÓRICOS
-CIRCOS E PARQUES DE DIVERSÕES
-CLUBES, BANDAS E FILARMÔNICAS
-CRENÇAS, RELIGIÕES E SUPERTIÇÕES
-ESTABELECIMENTOS E EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS
-ESTRADA DE FERRO, ESTAÇÃO, TRENS
-FENÔMENOS E CATÁSTROFES NATURAIS
-ORIGENS, HISTÓRIA E PROGRESSO
-PERSONAGENS POPULARES E COMUNS
Blog
Padre Severo, O Mito
PERSONAGENS HISTÓRICAS
Autor: Humberto Pinto de Carvalho
A vida de cada um de nós é apenas um mistério recheado de imprevistos. Dominar a realidade para descobrir e julgar nossos semelhantes é uma tirania ou pura ignorância, olhar com desconfiança para os mitos e lendas. Quem sempre escreve as glórias das guerras são os vencedores para atribuir aos vencidos as atrocidades. E assim nossas pesquisas revelam um personagem da história itiubense até então pouco estudado de nome Padre Severo. Aquele que carrega fama de perverso, assassino e ladrão. Nesta nova área de estudos nem imaginamos encontrar um novo ou quem sabe o seu verdadeiro perfil. Pode ser o começo da descoberta certa.
Mas ainda é necessário entender a razão da herança maldita que de boca a boca chegou até nós. Para chegar a esta resposta precisamos de informações que estão à disposição para exames. São importantes para que novas ideais venham de diferentes fontes. Será um avanço notável coletar lado a lado para descobrir o que de fato existiu e cravar os trechos divergentes para analisar a chave que possa abrir o baú da verdadeira história dessa personalidade que aqui viveu. Tudo leva crer que ao rever essas passagens importantes e esquecidas aparecerão detalhes do passado desconhecido.
É essencial reconstituir para desfazer o mito ou a caricatura do Padre Severo impregnada de lendas. A alusão contida na sua historiografia mostra um empreendedor e político com forte liderança regional. É com certeza um personagem deveras interessante da nossa história. Tudo que sabemos de verdade é que era destemido e enfrentava os desafetos políticos com coragem, mas, sucumbiu quando passou para a história como o ladrão de batina. Hoje vemos que relatos encontrados em livros e cartórios afirmam que estudou na Europa e não esqueceu sua terra natal. Voltou como Sacerdote Católico às suas origens com legado histórico, que se não desmente, mostra que nuca fora o atrabiliário morador do Palácio da Tapera. Não se quer limpar a imagem. Temos que vasculhar o passado. Descobrir os nichos do seu tempo. Nesta nossa busca temos informações que existe guardado em Salvador, Bahia, o Breviário deste vigário. Já contatamos a instituição para documentar este importante fato da história. Legado pertence à história como documentos, cartas, fotografias, relatos orais mostram que muitas coisas existem para ser esclarecida. Vale remexer na memória da época.
Navegação
IR PARA O ÍNDICE DAS CRÔNICAS PERSONAGENS HISTÓRICAS
Comentários
(0) Comentários...