ÍNDICES
-AÇUDES, RIOS, RIACHOS, TANQUES E CACIMBAS
-ADMINISTRAÇÃO E AUTORIDADES MUNICIPAIS
-APARELHOS, INSTRUMENTOS E UTENSÍLIOS
-BAIRROS, RUAS, PRAÇAS E LADEIREAS
-CASARÕES E PRÉDIOS HISTÓRICOS
-CIRCOS E PARQUES DE DIVERSÕES
-CLUBES, BANDAS E FILARMÔNICAS
-CRENÇAS, RELIGIÕES E SUPERTIÇÕES
-ESTABELECIMENTOS E EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS
-ESTRADA DE FERRO, ESTAÇÃO, TRENS
-FENÔMENOS E CATÁSTROFES NATURAIS
-ORIGENS, HISTÓRIA E PROGRESSO
-PERSONAGENS POPULARES E COMUNS
Blog
Parabéns Itiúba!!!
ORIGENS, HISTÓRIA E PROGRESSO
Autor: Carlos Dias Lima
Carlinhos do Dr. Nogueira, um privilegiado filho adotivo, dessa querida Cidade, parabeniza, o município de Itiúba pela passagem do seu aniversário de 80 anos de emancipação político-administrativa. Para mim, foi dever de casa. Aprendi na Escola Góes Calmon, com a saudosa professora Celina Mendonça. Itiúba tem sua trajetória iniciada por volta do século XVII.
Relatos históricos dão conta de que os primeiros desbravadores do território itiubense contribuíram para a formação do povoado de São Gonçalo do Amarante da Serra de Itiúba. No ano de1868, a localidade foi elevada ao nível de freguesia, subordinada ao município de Vila Nova da Rainha (atual município de Senhor do Bonfim). Em 1884 a subordinação passou a ser ao município de Vila Bela de Santo Antônio das Queimadas (hoje Queimadas). “Abelha dourada”- Antes, no ano de 1860, outro núcleo habitacional surgiu na fazenda Salgada, que ficava aos pés da Serra de Itiúba, e originou a atual cidade de Itiúba. Em seguida, as estruturas administrativa, judiciária e religiosa de São Gonçalo do Amarante da Serra de Itiúba foram transferidas para o novo centro populacional. Na década de 1880 o nome foi simplificado para Itiúba, cujos relatos afirmam ser um termo indígena, dado que os índios foram os primeiros habitantes do território itiubense, e que significa “abelha dourada”.
Devido ao progresso constante, em 1935 o território itiubense conquistou autonomia. A cultura local é expressa de várias formas, a exemplo dos festejos juninos que tanto movimentam a cidade no período festivo. A agropecuária é integrante da economia do município.
Navegação
IR PARA O ÍNDICE DAS CRÔNICAS ORIGENS, HISTÓRIA E PROGRESSO
Comentários
(0) Comentários...