Blog

Itiúba, A Terra em que Nasci

ORIGENS, HISTÓRIA E PROGRESSO
Autor: Hugo Pinto de Carvalho

Itiúba, A Terra em que Nasci

 

Com a intenção apenas de relembrar a velha e querida cidade da qual eu, assim como inúmeros conterrâneos, por algum motivo tivemos que deixá-la um dia, veio-me a ideia de criar um DVD onde fosse mostrada alguma coisa sobre suas belezas naturais, costumes, pessoas importantes, antigos coronéis, políticos, história, estatística, curiosidades, esportes, informações, fauna, flora, enfim, tudo que fizesse lembrar a terra. Assim, com uma ideia na cabeça e um computador na mão e com a cooperação dos irmãos Humberto, Hildebrando, Herbert, Fernando e Wilton que providenciaram as fotos e ajudaram nas pesquisas, criei, em outubro de 2004, o DVD "ITIÚBA - a terra em que nasci," com duração de 30 minutos e apenas 15 cópias distribuídas gratuitamente entre os familiares.

E aí veio a grande surpresa. Parentes mostrando a outros parentes, estes, por sua vez, mostrando a amigos e a exibição num telão em praça pública nas comemorações do aniversário de emancipação do município numa iniciativa do conterrâneo Egui. O pequeno trabalho tornou-se conhecido por todos os Itiubenses que, numa cadeia informativa e involuntária, promoveram uma verdadeira onda de autoestima entre os filhos da boa terra e logo foram necessárias mais e mais cópias que foram gratuitamente distribuídas entre os interessados. Sem dúvida, uma grata e edificante surpresa para mim que tive apenas a intenção de relembrar a cidade.

Em consequência, veio a cobrança pela continuação do trabalho que eu não tive como negar. Novamente foram recrutados os irmãos colaboradores para conseguir nova bateria de fotos e seleção de dados e, então, em maio de 2005, criei o segundo DVD, desta vez mais abrangente e com novas técnicas e com 60 minutos de duração. Inicialmente foram feitas 50 cópias deste novo trabalho distribuídas gratuitamente, mas, logo foram necessárias centenas de cópias bancadas pelo Bertinho e novamente distribuídas também gratuitamente para atender os inúmeros pedidos dos conterrâneos e desta vez até dos mais longínquos lugares do Brasil.

Repito, para mim foi a mais grata e edificante surpresa em ver um pequeno mais sincero trabalho reconhecido e, mais ainda, de ter contribuído para a divulgação da minha velha e querida cidade que me viu nascer.  

Comentários


(0) Comentários...