As características humanas que não são inatas e sim criadas, aprimoradas e preservadas através da comunicação e cooperação em uma sociedade, formam aquilo que chamamos cultura. Tentarei aqui falar sobre alguns acontecimentos, entidades, organizações e pessoas que contribuíram para a formação da cultura do povo de Itiúba.
A formação da cultura itiubense certamente começou quando os primeiros portugueses, oriundos da Casa da Torre, chegaram à Serra de Itiúba e por lá se estabeleceram. Como era costume na época, logo construíram a Capela de São Gonçalo do Amarante para a devoção dos seus familiares e para doutrinar os poucos indígenas que lá permaneceram depois da chegada dos novos “donos” das terras. Logo abaixo, no sopé da Serra de Itiúba, havia a Fazenda Salgado, pertencente ao Sr. João Gomes da Silva, onde mais tarde formou-se um povoado que se transformaria na cidade atual. O processo de povoação foi acelerado com a chegada dos trilhos da estrada de ferro em 1887. A primeira casa lá construída, pela Sra. Yaiá Bebé, por volta do ano de 1870, permanece de pé e bem conservada, bonita e habitada até hoje, apesar dos seus quase 140 anos de existência, graças aos cuidados dos descendentes de D. Yaiá.
Na nova povoação, no período de 1880/1890, foi construído o prédio da Igreja Católica, reformado em 1936, quando passou a ter a aparência que conhecemos hoje. O templo recebeu o seu primeiro pároco, Padre Firmino de Souza Estrela, em 1886. Assim iniciou-se a formação da cultura itiubense, com portugueses aventureiros e destemidos procurando riquezas, índios, pataxós e cariacás submetendo-se à dominação dos colonizadores ou fugindo dela, fazendeiros criando gado em terras até então inexploradas e, ainda, poucos negros escravos obrigados a prestar serviços aos senhores donos das terras. Tudo sob a onipresença da Igreja Católica.
O povoado se desenvolveu, transformou-se em Freguesia subordinada a Senhor do Bonfim (1868), depois passou a pertencer ao município de Queimadas, emancipando-se em 1935. Neste mesmo ano o Sr. Belarmino Pinto de Azeredo foi eleito prefeito e em 1936 foi instalada a primeira Câmara de Vereadores.
Citarei, a seguir, alguns órgãos, obras, instituições e pessoas que, de alguma forma, contribuíram para a cultura itiubense:
- Órgãos e Instituições:
- A 2 de Julho (1924) - Uma sociedade recreativa que era o ponto de encontro da alta sociedade local que tinha filarmônica e amplos salões de festas.
- A Escola Góes Calmon (1926) foi responsável pelos primeiros passos na educação de quase toda a população da cidade.
- O Cinema (1936) - Um ano após a criação do município, um cinema moderno com instalações preparadas para apresentação de shows e peças de teatro já estava funcionando.
- Jornal O Itiubense – Não tenho muitas informações sobre esse órgão de imprensa pioneiro na cidade, mas, ele merece ser aqui citado e complementarei com novos dados, quando isso for possível.
- A Rádio Cultural (1949) - Serviço de alto-falantes que além de divulgar as músicas que eram sucessos no momento, promovia programas de calouros, debates, etc.
- A Fazenda do Estado - De alguma maneira transmitiu cultura aos agricultores locais ao ensiná-los a melhorar os seus rebanhos de ovinos e caprinos, aumentando a produção.
- O Açude de Camandaroba – Contribuiu ao instalar na sua sede equipamentos modernos e ao ensinar aos moradores que lá prestaram serviços novos métodos de trabalho, além de trazer para o município técnicos formados e preparados que lá passaram a residir e alguns lá casaram e constituíram famílias.
- O Ginásio Municipal - Veio para complementar o belo trabalho, já comentado, da Escola Góes Calmon.
- A energia de Paulo Afonso (1982).
- Pessoas:
- Belarmino Pinto de Azeredo – Primeiro Prefeito que depois foi reeleito várias vezes, pela posição e respeito que era merecedor por parte das autoridades estaduais, conseguiu construir prédios escolares por todo interior do município.
- Wagner Mello Santos e Antônio Simões Valadares – Prefeitos voltados para o progresso e para a melhoria cultural do município. Na gestão do Sr. Antônio Valadares foi criado o Ginásio Municipa