ÍNDICES
-AÇUDES, RIOS, RIACHOS, TANQUES E CACIMBAS
-ADMINISTRAÇÃO E AUTORIDADES MUNICIPAIS
-APARELHOS, INSTRUMENTOS E UTENSÍLIOS
-BAIRROS, RUAS, PRAÇAS E LADEIREAS
-CASARÕES E PRÉDIOS HISTÓRICOS
-CIRCOS E PARQUES DE DIVERSÕES
-CLUBES, BANDAS E FILARMÔNICAS
-CRENÇAS, RELIGIÕES E SUPERTIÇÕES
-ESTABELECIMENTOS E EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS
-ESTRADA DE FERRO, ESTAÇÃO, TRENS
-FENÔMENOS E CATÁSTROFES NATURAIS
-ORIGENS, HISTÓRIA E PROGRESSO
-PERSONAGENS POPULARES E COMUNS
Blog
A Lenda do Caubói Itiubense
LENDAS DE ITIÚBA
Autor: Fernando Pinto de Carvalho
Diz a lenda que, em 1935, a cidade de Itiúba estava prestes a ser invadida por um grupo de homens de Queimadas. Os ânimos estavam acirrados, e a guerra parecia iminente.
Então, um cavaleiro misterioso apareceu na cidade. Ele estava vestido de preto, com um chapéu grande de abas largas e um lenço amarelo no pescoço. Ele tinha uma arma em punho, e seus olhos estavam vermelhos como fogo.
O cavaleiro se apresentou como Sossega-Leão, e ele disse que estava ali para impedir a guerra. Ele disse que os dois municípios poderiam resolver suas diferenças de forma pacífica, e ele se ofereceu para mediar as negociações.
Os homens de Queimadas ficaram surpresos com a aparição de Sossega-Leão, mas eles concordaram em ouvi-lo. Ele falou com eles por horas, e ele conseguiu convencê-los a desistir de suas intenções agressivas.
A guerra foi evitada, e os dois municípios puderam resolver suas diferenças de forma pacífica. Sossega-Leão foi considerado um herói, e ele se tornou um símbolo da paz e da conciliação.
Dizem que Sossega-Leão era um homem sábio e poderoso. Ele tinha o dom da palavra, e ele conseguia convencer as pessoas a fazer o bem. Ele também era um excelente atirador, e ele nunca hesitava em usar sua arma para defender o que acreditava.
Sossega-Leão morreu há muitos anos, mas sua história continua a ser contada na cidade de Itiúba. Ele é lembrado como um herói que salvou a cidade da guerra, e ele é um símbolo da paz e da conciliação.
Dizem que, nas noites de lua cheia, é possível ver o espectro de Sossega-Leão cavalgando pelas ruas da cidade. Ele está sempre vestido de preto, com um chapéu grande de abas largas e um lenço amarelo no pescoço. Ele tem uma arma em punho, e seus olhos estão vermelhos como fogo.
Algumas pessoas dizem que o espectro de Sossega-Leão é um sinal de que a paz está sempre ameaçada. Outros dizem que ele é um símbolo de esperança, e que ele sempre estará lá para proteger a cidade da guerra. Independente do que se diga, a lenda de Sossega-Leão é um lembrete de que a paz é um valor precioso, e que devemos sempre lutar por ela.
(Nota do Autor: o texto acima é uma adaptação para o formato de lenda, do conteúdo da crônica O Caubói Itiubense de Humberto Pinto de Carvalho, publicada neste site)
Comentários
(0) Comentários...