Blog

A Lenda de Lampião em Itiúba

LENDAS DE ITIÚBA
Autor: Fernando Pinto de Carvalho

A Lenda de Lampião em Itiúba

 

Uma verdade que parece lenda. Em 1929. Lampião e seu bando chegaram à cidade de Itiúba. Eles estavam procurando por dinheiro, e eles sabiam que o Coronel Aristides era um homem rico. Lampião mandou um bilhete ao Coronel, exigindo três contos de réis. Se o Coronel não pagasse, lampião e seu bando iriam saquear a cidade.

O Coronel Aristides ficou apavorado. Ele sabia que não podia pagar a quantia exigida por Lampião, mas também sabia que não podia se recusar. Ele convocou as autoridades locais e eles decidiram que a única maneira de proteger a cidade era armar o povo.

Os homens de Itiúba se reuniram na Calçada de Pedra, a principal entrada da cidade. Eles estavam armados com rifles, espingardas e facas. Eles estavam preparados para lutar contra Lampião e seu bando.

Lampião chegou à cidade e viu que a Calçada de Pedra estava bloqueada. Ele sabia que não poderia passar sem lutar. Ele ordenou a seus homens que atacassem, mas os homens de Itiúba estavam preparados.

Lampião viu que não tinha chance de vencer e ordenou a seus homens que recuassem. Eles fugiram da cidade, derrotados.

Os homens de Itiúba comemoraram sua vitória. Eles haviam salvado a cidade de Lampião e seu bando. Eles eram heróis.

 

Diz a lenda que, desde então, a cidade de Itiúba está protegida por uma força misteriosa. Diz-se que Lampião e seu bando nunca mais retornaram à cidade, e que a Calçada de Pedra se tornou um símbolo da resistência itiubense.

 

(Nota do Autor: o texto acima é uma adaptação para o formato de lenda, do conteúdo da crônica Lampião em Itiúba, de Fernando Pinto de Carvalho, publicada neste site)

Comentários


(0) Comentários...