Blog

A Lenda da Rainha das Cobras

LENDAS DE ITIÚBA
Autor: Fernando Pinto de Carvalho

A Lenda da Rainha das Cobras

 

Dizia a lenda que, em uma fazenda chamada Cajá, em Itiúba-Ba, vivia uma senhora bondosa com mais de oitenta anos que era imune ao veneno de cobras. Ela foi picada 29 vezes por diversas serpentes, como cascavel, jararaca, coral e jaracuçu, sem sofrer qualquer tipo de danos a sua saúde.

Quando se perguntava a esta camponesa a causa de tanta atração por parte das perigosas criaturas, ela costumava alegar que não sabia. E o mais estranho é que, mesmo estando em companhia de várias pessoas em casa ou em qualquer outro lugar, sempre era ela a escolhida pelos ofídios.

Como se percebe, é verdadeiramente um fenômeno, pois como todo mundo sabe, o veneno de qualquer uma das serpentes citadas consegue matar uma pessoa normal em pouco tempo depois da fatal picada.

Dizem alguns, que a senhora era uma feiticeira e que havia feito um pacto com os espíritos da floresta para ser protegida do veneno das cobras. Outros dizem que ela era simplesmente uma mulher muito bondosa e gentil, e que as cobras a sentiam e a respeitavam.

Seja qual for a explicação, o fato é que a senhora viveu uma vida longa e saudável, sem nunca ter sido prejudicada por uma cobra. Ela morreu em paz, aos 90 anos, rodeada por seus netos e bisnetos.

Até hoje, sua história é contada em Itiúba, e as pessoas ainda acreditam que ela era uma mulher mágica. Elas dizem que, se você estiver com medo de cobras, basta pedir ajuda à senhora, e ela o protegerá.

 

(Nota do Autor: o texto acima é uma adaptação para o formato de lenda, do conteúdo da crônica Fenômeno de Hugo Pinto de Carvalho, publicada neste site)

Comentários


(0) Comentários...