ÍNDICES
-AÇUDES, RIOS, RIACHOS, TANQUES E CACIMBAS
-ADMINISTRAÇÃO E AUTORIDADES MUNICIPAIS
-APARELHOS, INSTRUMENTOS E UTENSÍLIOS
-BAIRROS, RUAS, PRAÇAS E LADEIREAS
-CASARÕES E PRÉDIOS HISTÓRICOS
-CIRCOS E PARQUES DE DIVERSÕES
-CLUBES, BANDAS E FILARMÔNICAS
-CRENÇAS, RELIGIÕES E SUPERTIÇÕES
-ESTABELECIMENTOS E EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS
-ESTRADA DE FERRO, ESTAÇÃO, TRENS
-FENÔMENOS E CATÁSTROFES NATURAIS
-ORIGENS, HISTÓRIA E PROGRESSO
-PERSONAGENS POPULARES E COMUNS
Blog
O Jogador Onça em Itiúba
FUTEBOL
Autor: Fernando Pinto de Carvalho
O jogador Onça, nas décadas de 1960 e 1970, destacou-se como um dos melhores zagueiros do Brasil, atuando pelo Bahia e pelo Flamengo do Rio de Janeiro. Em sua trajetória esportiva, também atuou pelos clubes, Fluminense de Feira de Santana, Sport do Recife e Sergipe de Aracaju, onde encerrou sua carreira em 1978.
O Onça está atualmente com 65 anos e mora em Santaluz, sua cidade natal. Ele gostava muito de Itiúba e sempre que podia, estava lá, mesmo quando já era famoso. Era muito amigo dos irmãos Margarida e Mário Rodrigues.
Lembro-me que ele tinha um carro (acho que era um fusca) com a frase “O Onça Chegou” colada no vidro traseiro. Uma vez nos encontramos no restaurante do trem de passageiros que fazia o percurso Salvador-Juazeiro à noite. Ele estava com um amigo e nós três tomamos várias cervejas durante a viagem. Ele desembarcou em Santaluz, onde iria jogar pela seleção de futebol local no dia seguinte, e eu prossegui minha viagem até Itiúba.
Ele me disse que da estação da Leste iria direto para uma fazenda e o pessoal da cidade só iria saber que ele estava lá quando aparecesse no campo de futebol já com a camisa da seleção. Tudo isso para evitar reclamações dos dirigentes da seleção adversária, pois ele já atuava em times profissionais.
Lembrei-me de tudo isso porque li, recentemente, na internet, que o grande craque do passado está com a sua saúde debilitada devido ao mal de Alzheimer e que sua situação financeira também não é das melhores.
Desejamos melhoras para a sua saúde e tenha o reconhecimento que merece.
Comentários
(0) Comentários...