ÍNDICES
-AÇUDES, RIOS, RIACHOS, TANQUES E CACIMBAS
-ADMINISTRAÇÃO E AUTORIDADES MUNICIPAIS
-APARELHOS, INSTRUMENTOS E UTENSÍLIOS
-BAIRROS, RUAS, PRAÇAS E LADEIREAS
-CASARÕES E PRÉDIOS HISTÓRICOS
-CIRCOS E PARQUES DE DIVERSÕES
-CLUBES, BANDAS E FILARMÔNICAS
-CRENÇAS, RELIGIÕES E SUPERTIÇÕES
-ESTABELECIMENTOS E EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS
-ESTRADA DE FERRO, ESTAÇÃO, TRENS
-FENÔMENOS E CATÁSTROFES NATURAIS
-ORIGENS, HISTÓRIA E PROGRESSO
-PERSONAGENS POPULARES E COMUNS
Blog
Lacerdinhas
FLORA E FAUNA
Autor: Hugo Pinto de Carvalho
Até a década de 50, todas as árvores de ornamentação das ruas da cidade eram exemplares de “FÍCUS”, que, além de bonitas, também proporcionavam grandes sombras e dependiam de pouco trabalho para sua manutenção.
Porém, inesperadamente, foram tomadas de pragas formadas por minúsculos insetos tisanópteros da família dos fleotripídeos, popularmente chamados de lacerdinhas, que praticamente as dizimaram. E, mesmo algumas que conseguiram resistir a ação predatória de tais insetos, tiveram que ser arrancadas porque também causavam problemas para a população local, causando forte irritação nos olhos das pessoas quando atacadas, principalmente ao passar por perto das árvores usando trajes preto ou amarelo.
As explicações das autoridades para a tal praga era de que os insetos de origem asiática chegaram ao país pegando carona de navios mercantes, em mudas de outras plantas importadas, e se alastraram por todo o país. Quanto ao apelido de “lacerdinhas”, foi porque a primeira cidade a ser atacada foi o Rio de Janeiro, quando o político Carlos Lacerda era governador, e também o primeiro a dar combate aos irritantes insetos.
Comentários
(0) Comentários...