Blog

A Biblioteca da Escola de Itiúba

ESCOLAS
Autor: Fernando Pinto de Carvalho

A Biblioteca da Escola de Itiúba

 

Recentemente, consegui todos os livros infantis de Monteiro Lobato e já reli alguns. Foi uma volta aos velhos tempos da Escola Goes Calmon, em Itiúba. No acervo da biblioteca da escola constavam quase todos os livros do grande escritor brasileiro. Li todos, alguns mais de uma vez. Seus personagens fizeram parte da minha infância, dos meus sonhos de criança tímida e recatada. Eu tinha uma vontade louca de morar naquele local lindo chamado Sítio do Pica-Pau Amarelo e conviver com Dona Benta, Tia Anastácia, Pedrinho, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Rabicó, Emília e tantos outros.

A leitura dos livros nos proporcionava encanto enquanto aprendíamos geografia, matemática e história. Era difícil sabermos o que era realidade ou fantasia. Do início ao fim, o grande escritor prendia a atenção daquele garoto que ainda estava aprendendo a ler. Geografia de Dona Benta, Emília no País da Matemática, Reinações de Narizinho... que saudade!

A biblioteca estabelecia prazos para devoluções dos livros emprestados e quando eu não conseguia concluir a leitura até a data da entrega, na hora da devolução eu levava comigo um colega amigo para que ele solicitasse o empréstimo imediato da mesma obra antes que outro a pegasse e assim eu poderia concluir a extasiante leitura.

Talvez o meu gosto pela leitura tenha surgido naquela época, com as histórias de Dona Benta, as aventuras de Pedrinho e com a Emília, boneca de pano muito sentimental e cheia de ideias novas que nem sempre davam certas. Obrigado a todos eles!

Comentários


(0) Comentários...