Blog

Revista O Cruzeiro

ENTRETENIMENTO
Autor: Fernando Pinto de Carvalho

Revista O Cruzeiro

 

 

Durante muitos anos da década de 60, a revista “O Cruzeiro” foi a principal, talvez a única, fonte de informações externas confiáveis da cidade.

Semanalmente, cerca de 40 exemplares da revista chegavam pelo correio para o meu irmão Bertinho, Agente Distribuidor autorizado, e eram entregues às famílias assinantes por meninos remunerados para isso. A revista “O Cruzeiro” era a mais lida e vendida do Brasil. Sua primeira edição saiu em 10/11/28 e a última em julho de 1975.

Lembro-me que eu lia “O Amigo da Onça”, com suas piadas rápidas e sarcásticas, o engraçado Pif-Paf do Millor Fernandes, o sofisticado “Dr. Macarra” do Carlos Estevão, reportagens sobre discos-voadores e as que tratavam das vidas dos astros e estrelas de Hollywood. Havia também os artigos de David Nasser e de Rachel de Queiroz. Tenho ainda na lembrança as grandes reportagens feitas pela revista, como os concursos de Miss Brasil (principalmente o da época de Marta Rocha), a morte da jovem Ayda Cury, os Bailes de Fantasia dos carnavais do Rio de Janeiro, a visita do Presidente brasileiro a Portugal e as aparições de discos-voadores no Brasil.

A revista já desapareceu de circulação há muitos anos, mas certamente contribuiu muito para a cultura dos habitantes daquela pequena cidade perdida no interior da Bahia. E devemos agradecer isso ao Bertinho que não media esforços e sacrifícios para levar cultura e diversão ao povo de sua cidade natal que tanto ama, como vimos também com o Cine-Itiúba, mantido por ele durante muitos anos.

 

Comentários


(0) Comentários...