Blog

Luz nas Trevas de Covas

ENERGIA ELÉTRICA
Autor: Djalma Lino dos Anjos

Luz nas Trevas de Covas

 

Foi na inauguração da luz elétrica do povoado de Covas (claro, município de Itiúba). Uma comitiva de Itiúba, acompanhava o Sr. Wagner Mello Santos, autor do projeto, candidato a prefeito eleito nas eleições seguintes, até aquela localidade, para a festa de inauguração. Entre as pessoas da comitiva estávamos eu, Fernando, Itinho, Huguinho, Bertinho, Banduca, Herbinho e muitos outros.

 

Estava tudo pronto, o povão circulava pelas "ruas" e já começava a escurecer. Tinha gente do local que diante da novidade ficava meio com medo e relutava em sair de dentro de casa. O motor, inclusive, já dava sinal de sua potência, quando veio a ordem de ligar tudo.  As lâmpadas dos postes começaram a acender sob os aplausos de todos. Logo um sistema de som ligado aos alto-falantes instalados em alguns postes também, deu o ar de sua graça.

 

Lembro-me, como agora, a música que predominou durante toda a cerimônia dizia assim: "Ah, como é bom viver..., como é bom amar..., à beira-mar", que eu gravei e até hoje me pego cantarolando e lembrando daquele dia típico. Mas, perto do local do motor, havia uma casinha de taipa e quando a luz acendeu, saiu de lá uma mulher gritando para alguém que estava lá para dentro: – Zé, vem ver a luz "acendendida". E o Zé responde lá de dentro: – Foi com o tição? E ela: – Não, seu besta, foi com o "motroço".

 

E assim, depois de tudo, comemos e bebemos o que "nos era de direito" e retornamos para Itiúba, deixando aquele clarão nas trevas.

 

É bom lembrar.

Comentários


(0) Comentários...