ÍNDICES
-AÇUDES, RIOS, RIACHOS, TANQUES E CACIMBAS
-ADMINISTRAÇÃO E AUTORIDADES MUNICIPAIS
-APARELHOS, INSTRUMENTOS E UTENSÍLIOS
-BAIRROS, RUAS, PRAÇAS E LADEIREAS
-CASARÕES E PRÉDIOS HISTÓRICOS
-CIRCOS E PARQUES DE DIVERSÕES
-CLUBES, BANDAS E FILARMÔNICAS
-CRENÇAS, RELIGIÕES E SUPERTIÇÕES
-ESTABELECIMENTOS E EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS
-ESTRADA DE FERRO, ESTAÇÃO, TRENS
-FENÔMENOS E CATÁSTROFES NATURAIS
-ORIGENS, HISTÓRIA E PROGRESSO
-PERSONAGENS POPULARES E COMUNS
Blog
O Jumento e a Moto
CURIOSIDADES
Autor: Valmir Simões
Às vezes fico imaginando o que a evolução do tempo consegue fazer. Maria montou em um jumento para chegar a Belém e o menino Jesus, ao nascer, foi contemplado por diversos animais e o jumento estava lá, juntinho à manjedoura. É um animal abençoado, nasceu para carregar pessoas e pesadas cargas, a sua cor cinza não encobre a cruz em preto que carrega no dorso.
Nasci e me criei observando o coitado do animal carregando latões de leite, cargas de lenha em cangalhas, tijolos, e servindo de montaria, tendo sua barriga esfolada por esporas e levando chibatadas no traseiro. O animal não fala, nem resmunga, como expressar seu sofrimento? Pela fome, sede e dor? Se alimenta de tudo que encontra pela frente, é pau para toda obra. Deu muito lucro ao seu patrão.
Hoje em dia vemos esses animais abandonados, passando fome às margens das estradas, valendo míseros trocados. Gradualmente as motos foram tomando o lugar dos jumentos, por vários motivos: não precisa de pasto, não usa arreio ou cabresto, não precisa ferrar, dá menos trabalho, corre mais do que o jumento, vai aonde ele não vai, bebe, mas não come, é mais valorizado, no entanto, o dono tem que ser equilibrista e ter carteira para pilotar. Não conheço ninguém que morreu de queda de jegue, no entanto, as quedas de motos geralmente são fatais. Sou a favor do jumento, sou do tempo do ronca. Que se dane as motos.
Comentários
(0) Comentários...