Blog

Pinga Não Chove

CRENÇAS, RELIGIÕES E SUPERTIÇÕES
Autor: Humberto Pinto de Carvalho

Pinga Não Chove

 

O tempo anda gerando confusão e com cara de ansioso. Sempre indeciso nos últimos invernos, primaveras e verões. Até parece outono desbotado, sem flores e sem alegres passarinhos que enfeitavam os sonhos nas belas manhãs itiubenses. Francamente, nós que integramos a ala dos bens intencionados da terceira idade, sentimos essas falhas provocadas por forças estranhas aos nossos poucos conhecimentos de meteorologistas amadores. Sentimos lá num cantinho, no ninho das lembranças infantis, ausências dos gemidos das jias, alerta dos grilos e os gritos desesperados das cigarras no entardecer, quando o sol desaparece na serra do Cruzeiro.

Sem autorização da juventude, que optou pela simplicidade existencial, tentamos comparar uma brincadeira intitulada “cavalo de pau”, que consiste em montar numa vara ou cabo de vassoura e correr livre pela Rua do Corte como um improvisado vaqueiro a procura do seu boi imaginário e um menino hoje pilotando o seu velocípede dentro da sua casa, proibido de sair daquele espaço, quando ambos atingirem a maturidade a procura de uma profissão. O primeiro pensa em algo livre e seguro e o segundo tentará sair do seu casulo as duras penas. Muitos indagam as razões de ser introvertido ou extrovertido.  Os dois biótipos apenas precisam distinguir o ter do ser que individualizam as manifestações das essências comuns. Para valer e entender é necessário manter a esperança viva, quer seja muçulmano, judeu, católico, budista, evangélico, candomblecista, espirita, branco, preto, amarelo, índio, em defesa da única causa necessária, a preservação da natureza, para juntos saudarem o amanhecer de uma nova era ambiental para nosso município.

Felizmente nossas serras, até mesmo ao redor da cidade, estão preservadas, embora seriamente ameaçadas pela ganância desenfreada, mostram que não importam as mudanças provocadas pelo clima adverso. Importante é saber como preservar o meio ambiente em benefício de todos os itiubenses.  

Comentários


(0) Comentários...