Blog

A Lapinha do Natal de Itiúba

COMEMORAÇÕES E FESTAS
Autor: Fernando Pinto de Carvalho

A Lapinha do Natal de Itiúba

 

A tradição católica diz que o presépio surgiu no século XIII, quando São Francisco de Assis quis celebrar um Natal o mais realista possível. Com a permissão do papa, ele montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, um boi e um jumento vivos perto dela. Nesse cenário, foi celebrada em 1223 a missa de Natal. O sucesso dessa representação do presépio foi tanto que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres europeias e de lá foi descendo até as classes mais pobres.

"O presépio nos faz querer voltar para lá, para esse lugar onde as coisas são sempre assim, banhadas por uma luz antiquíssima e, ao mesmo tempo, acabada de nascer. Nós também somos de lá. Estamos encantados. Adivinhamos que somos de outro mundo.’ Dentro de nós existe um presépio. Na manjedoura dorme uma criança. O nome dessa criança é o nosso nome. Dorme em nós o Menino-Deus". (Rubem Alves - Escritor mineiro)

O presépio em Itiúba era chamado Lapinha e, no Natal, tinha presença certa em algumas casas cujos donos se esmeravam para proporcionar uma bela representação do nascimento do Menino Jesus. Depois o costume foi perdendo a força com o desaparecimento das senhoras que tudo faziam para que o Natal fosse sempre uma data alegre e mais bonita.

No início deste ano de 2009, recebi fotos do Natal de Itiúba de 2008 e fiquei contente porque parece que o costume está voltando. As fotos foram publicadas neste site e gostaria de receber, para publicação, muitas fotos de presépios, digo, lapinhas, dos Natais de Itiúba.

 

Comentários


(0) Comentários...