Blog

Uma Noite no Cine-itiúba

CINEMA
Autor: Fernando Pinto de Carvalho

Uma Noite no Cine-itiúba

 

Cheguei ao Cine-Itiúba às 18h50min daquela quinta-feira, preparado para trabalhar na bilheteria. O filme que seria exibido naquela noite era do gênero cowboy, intitulado "A Estrada de Santa Fé", estrelado por Errol Flynn. Sabíamos que filmes desse tipo costumavam atrair um público animado. Ao chegar, encontrei o Zezito, o administrador e porteiro, já presente no local. Pouco depois, o baleiro Lalau chegou com seu cesto repleto de delícias: caramelos, pastilhas, passas, barras de chocolate e os indispensáveis chicletes Adams. Somente ele, que trabalhava para D. Pombinha, sogra do proprietário do cinema, tinha permissão para vender suas guloseimas na sala de exibição.

 

Gradualmente, os primeiros frequentadores começaram a chegar. O Neném do Aurélio e seu irmão Bebinho, que já haviam assistido à maioria dos filmes de cowboy por morarem em Salvador, se deliciavam em compartilhar suas histórias com os atentos ouvintes que se reuniam em frente ao cinema. O Mudo da Varzinha também apareceu, entretendo a todos com suas mímicas e gracinhas, alegando ser primo do proprietário e, portanto, merecer entrada gratuita. Logo após a chegada do Almir, responsável pelo serviço de alto-falantes do cinema, as sirenes tocaram várias vezes, anunciando o início da sessão. O Bertinho, por fim, às 20h15min, ligou o projetor Bell Hower, iniciando a exibição dos "trailers" dos próximos filmes a serem apresentados, bem como dos desenhos animados "Looney Tunes". Somente após alguns "trailers" e desenhos é que o filme principal da noite era finalmente projetado.

 

Após o término da exibição, o filme era rapidamente rebobinado para ser devolvido por meio do trem que passava no mesmo dia da sessão, às 22h. O encarregado de entregá-lo ao portador que o levava até o distribuidor em Salvador era o Isnar. O Zezito fechou todas as janelas, a luz foi desligada e a porta de ferro da sala de entrada foi trancada, e cada um de nós se dirigiu rapidamente para suas casas antes que o "motor de luz" fosse desligado. E assim terminava mais uma noite de trabalho e diversão no Cine-Itiúba, um lugar repleto de histórias e encantamento para todos nós.

Comentários


(0) Comentários...