Blog

Viaduto, Escadinha Antiga, Escada Nova e Ladeira do Beco do Açougue

BAIRROS, RUAS, PRAÇAS E LADEIREAS
Autor: Fernando Pinto de Carvalho

Viaduto, Escadinha Antiga, Escada Nova e Ladeira do Beco do Açougue

 

Viaduto, Escadinha Antiga, Escada Nova e Ladeira do Beco do Açougue

 

Fim dos anos 40 e início dos anos 50.Morávamos na Rua Cel. Manso Sampaio, nº12, em Itiúba (BA), pertinho - uns 100 metros, se muito - do corte da linha férrea. Para nos deslocarmos à Av.Getúlio Vargas, a principal da cidade, tornava-se necessária a travessia da ferrovia. Passavam poucas locomotivas diariamente pela cidade e não havia perigo de assaltos, porém, o mau cheiro dos dejetos humanos que, permanentemente, ali eram depositados, além das subidas íngremes e deslizantes na época de chuvas, exigiam uma  travessia rápida. 

 

Quando eu cresci um pouco e comecei a explorar a área, já havia uma escadinha de cimento com corrimão de barras de ferro, construída com cimento e alvenaria, que ficava próxima da casa do meu Tio Belarmino, de um lado, e do outro, próxima da Igreja Matriz. Claro, a Ladeira do Beco do Açougue já existia, pavimentada com pedras largas, já lisas pelo uso. 

 

Em 1950 surgiu o viaduto Lauro Farani nas proximidades da antiga escadinha, uma construção sólida, em cimento armado, que facilitava a passagem sobre a ferrovia e que embelezava a área. Na época construíram, também, uma balaustrada que se estendia até o fim da rua onde morávamos. Como as antigas passagens que atravessavam a ferrovia ficariam isoladas pela balaustrada, e o novo viaduto ficava um pouco afastado, construíram, próximo a nossa casa, uma nova escada.

 

A travessia da ferrovia era um desafio diário. O mau cheiro dos dejetos e a inclinação íngreme da ladeira de pedras tornavam o caminho até a Avenida Getúlio Vargas uma verdadeira aventura. Nos dias de chuva, a lama se acumulava, criando áreas escorregadiças. Lembro-me da adrenalina de descer correndo, tentando manter o equilíbrio. A construção do viaduto e da nova escada, embora modernizasse a região, representou o fim de uma era. Aquele antigo trajeto, com suas dificuldades e peculiaridades, guardava em si uma parte da minha infância."

 

O viaduto Lauro Farani e a nova escada marcaram uma nova era para a nossa rua. A antiga paisagem, com seus desafios e encantos, foi se transformando, dando lugar a um cenário mais moderno e seguro. Embora sentisse saudade daquela época, reconheço que as mudanças foram necessárias e contribuíram para o progresso da cidade.

 

29012025

Comentários


(0) Comentários...