ÍNDICES
-AÇUDES, RIOS, RIACHOS, TANQUES E CACIMBAS
-ADMINISTRAÇÃO E AUTORIDADES MUNICIPAIS
-APARELHOS, INSTRUMENTOS E UTENSÍLIOS
-BAIRROS, RUAS, PRAÇAS E LADEIREAS
-CASARÕES E PRÉDIOS HISTÓRICOS
-CIRCOS E PARQUES DE DIVERSÕES
-CLUBES, BANDAS E FILARMÔNICAS
-CRENÇAS, RELIGIÕES E SUPERTIÇÕES
-ESTABELECIMENTOS E EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS
-ESTRADA DE FERRO, ESTAÇÃO, TRENS
-FENÔMENOS E CATÁSTROFES NATURAIS
-ORIGENS, HISTÓRIA E PROGRESSO
-PERSONAGENS POPULARES E COMUNS
Blog
O Beco do Chamego
BAIRROS, RUAS, PRAÇAS E LADEIREAS
Autor: Antônio Ricardo da Silva Benevides
A Rua dos Artistas, conhecida como o Beco do Chamego, era o local em que vivia e trabalhava a grande maioria dos Artífices de Itiúba. Na oficina do Senhor Mota, consertavam-se equipamentos elétricos e quando o velho gerador, marca Caterpillar, que fornecia energia elétrica para toda cidade quebrava, era reparado por Seu Mota.
Nos idos de 60, foi fabricado nessa oficina o bambolê, um equipamento de diversão que se assemelhava a uma enorme roda gigante, sendo que seu movimento era feito de forma horizontal. O chamado bambolê do Mota, foi instalado na Praça da Matriz, no dia 08 de dezembro, data comemorativa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, para divertir a meninada e arrecadar fundos para a manutenção da igreja local.
Podemos citar também outros artistas como Joãozinho Marceneiro, que fabricava peças de madeira; Joel Coelho, fabricante de aguardente; Manoel Raimundo e seu irmão Zuza com sua vinícola produzindo o delicioso vinho de maçã; Bicudo, que fabricava fogos de artifício; seu Santos e seu Ezequiel com suas sapatarias; e Dona Carmoza com sua funilaria especializada na fabricação de lindos candeeiros. A Rua dos Artistas era muito movimentada no período de festas juninas, pois Joel Coelho costumava promover forró em sua residência com direito a muita cana, canjica e amendoim.
Navegação
IR PARA O ÍNDICE DAS CRÔNICAS BAIRROS, RUAS, PRAÇAS E LADEIREAS
Comentários
(0) Comentários...